Ideal Saúde fica sem pediatria

24/09/2012 17:25

 

Sete anos após a falência traumática do plano de saúde Admed, o mercado de saúde privada em Pernambuco vivencia o pesadelo da ameaça de calote. A operadora Ideal Saúde Ltda, com uma carteira ativa de 80 mil usuários, acumula uma dívida superior a R$ 16 milhões com hospitais, unidades de emergência, clínicas médicas, laboratórios e clínicas de imagem. A partir de hoje as unidades pediátricas suspendem os atendimentos para forçar o pagamento das faturas vencidas e débitos acumulados com a prestação dos serviços.

O Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sidhospe) notificou ontem a Ideal Saúde da suspensão dos serviços a partir da zero hora de hoje das seguintes unidades: Pronto Socorro Infantil Jorge de Medeiros, Pediatras Associados, Unidade de Pediatria e Serviço Médico e Pediatria Todo Dia. No documento, o sindicato condiciona o retorno do atendimento à quitação total das faturas vencidas, dos vencimentos em aberto e dos cheques devolvidos. 

“A situação da operadora é falência, com títulos protestados e cheques sustados. A ANS tem a responsabilidade de tomar as providências diante deste descalabro. As pessoas pagam e estão sem assistência”, ressalta o presidente do Sindhospe, Mardônio Quintas. Segundo ele, além das unidades de pediatria, alguns hospitais conveniados, como Memorial São José, Esperança, Prontolinda, De Ávila, Santa Joana e Hope suspenderam os atendimentos.

Os usuários são os mais prejudicados. O aposentado Bartolomeu Braz do Nascimento, 54 anos, precisa fazer hemodiálise três vezes por semana. Ele conta que a clínica de hemodiálise Multi Rim informou que o convênio com a Ideal foi suspenso por falta de pagamento. “Eles vão me atender até o dia 30, mas se não resolver vou ter que ir para o SUS porque se parar o tratamento eu morro”, protesta. 

Providências

A coordenadora jurídica da Associação de Defesa dos Usuários de Planos de Saúde (Aduseps), Karla Guerra, cobra providências da agência reguladora contra a operadora: “O usuário acaba pagando o serviço do próprio bolso e depois vai ser difícil receber de volta”. 

Em direção fiscal e técnica da ANS (intervenção) desde fevereiro, a Ideal Saúde também está proibida de vender planos de saúde porque descumpriu a RN 259 que prevê um prazo de agendamento dos serviços. Em contato telefônico com o Diario, o diretor-executivo da empresa Carlos Nascimento informou que a operadora está negociando com os prestadores e que as unidades de pediatria deverão manter o atendimento aos usuários. Ele não confirma o montante da dívida.

Em nota, a ANS reafirma que “a Ideal Saúde continua sob os regimes de direção técnica e direção fiscal para o monitoramento permanente das anormalidades assistenciais, administrativas e econômico-financeiras, buscando garantir o atendimento aos beneficiários da operadora”.

Saiba mais

Fevereiro de 2012
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decreta o regime de direção fiscal da Operadora Ideal Saúde Ltda

Junho de 2012
A Ideal Saúde é proibida de comercializar novos planos de saúde

Julho de 2012
Unidades de pediatria conveniadas à Ideal Saúde ameaçam suspender o atendimento aos usuários por falta de pagamento

Setembro 2012
Hospitais credenciados dão ultimato à operadora para pagar os débitos acumulados

Ficha técnica

Nome fantasia: Operadora Ideal Saúde Ltda
Registro na ANS: 41217-1
Número de usuários: 80 mil

Fonte: Diario de Pernambuco

TAGS: